Sunday, April 09, 2006

O Atraso Portugues ( Parte I )


Nao querendo aqui manifestar qualquer especie de simpatia por qualquer espectro da vida politica tuga ( embora goste de pensar que sou de esquerda ! ) acho que e necessario que as pessoas percebam de uma vez por todas que : os partidos politicos portugueses sao um grupo ( e desculpem la a pseudo comparacao sem ponta por onde se lhe pegue ) de sacos rotos . Ha uma excepccao ( nao vou dizer o nome ! ) .Mas mesmo essa excepcao , muitas vezes cai no erro de proteger com unhas e dentes muitas pessoas que nao devem ser protegidas . O Bloco de Esquerda assume-se como um partido inovador , urbano e em alguns aspectos revolucionario . No entanto , a meu ver , o partido liderado por Francisco Louca e um partido que se leva demasiado a serio . La por terem conquistado um maior numero de votos nas ultimas eleicoes legislativas , em comparacao com as eleicoes legislativas anteriores , nao faz com que tenham estar constantemente a bater na mesmo tecla , transformando-se muitas vezes naquilo que tanto parecem abominar : os grandes partidos . O proprio nome do partido e um nome que soa estranho - Bloco de Esquerda ? Esquerda ? Que esquerda ? A portuguesa ? Muitas pessoas podem achar que votaram num partido de esquerda so porque o seu nome e Partido Socialista . No entanto , acho extremamente falacioso dizer que o actual governo socialista e um governo de esquerda . Um governo de esquerda na , pelo menos na minha opiniao , fecha escolas , hospitais , maternidades , etc. . Um governo de esquerda nao escolhe a via dos projectos megalomanos quando o fosso entre rico e pobres continua a aumentar a um ritmo vertiginoso .
Acho que e chegada a altura de admitirmos que ainda estamos nos anos 80 . Anos 80 de que pais ? Bem , por mais incrivel que possa parecer , estamos nos 80s britanicos . Os 80s britanicos foram marcados por fortes cortes na seguranca social . Impostos que prejudicavam seriamente as condicos de vida da maioria da populacao . Um aumento do fosso entre ricos e pobres . Mas mesmo sendo a nossa situacao extremamente semelhante a da Inglaterra dos anos 80 , ha uma diferenca de extrema importancia : Margaret Thatcher , sabia que rumo queria seguir e como la chegar ( se foi correcta ou nao , nao sera aqui julgado ) . Maggie sabia que nao poderia ceder a lobbies se queria atingir os seus objectivos . Quanto a Jose Socrates , teria feito muito mais se enquanto ministro do ambiente dos governos socialistas de Antonio Guterres , tivesse aconselhado o seu chefe a tomar medidas cujos reflexos poderiamos estar a sentir agora .
A direita portuguesa pelo seu lado , so tem rasgos de inteligencia quando se encontra na oposicao . Uma vez no poder , comete os mesmos erros . E uma direita que de tao conservadora que e ja cansa . O caso do barco da organizacao Women On Waves , que ocorreu quando Pedro Santana Lopes era primeiro ministro foi de tal forma vergonhoso que acho que daqui a 20 anos ainda se ouvira falar nele . Uma direita populista que tal como a esquerda , acha que beijar velhas peixeiras , velhos bebados e barrigas de gravidas , lhes trar votos .
Perante este panorama , o povo portugues continua impavido e sereno .

1 comment:

Princess Aurora said...

Com uma senhora Tatcher a afirmar que um país é pobre por causa dos pobres, as coisas foram ao sítio..a verdade dói.E os portugueses receiam a verdade como os et's do Signs receiam a água!

No nosso país a vida política é enfadonha e repetitiva, os partidos não veêm o futuro apenas o presente, a unica coisa com que querem ropmer não é com os problemas, mas sim com o trabalho já feito pelos antigos mandatários.
No fundo é tudo uma cambada de intrujões que só se interessam com o seu umbigo...e o que é que este meu comment veio trazer de novo?
Nada, absoluttamente nada...isto é um reflexo da consciência política que eu tenho, porque infelizmente só consigo dizer mal e nada de bem!
Engrosso agora a multidão de pessoas desgostosas com o país que têm, embora sintam por ele um carinho desmedido, quase infantil!