Tuesday, April 18, 2006

Luxo - O Caso Tuga



Luxo , s.m. magnificiencia ; ostentacao ; pompa.

Dentro de muito breve , quem se atrever a tirar musica da internet tera que pagar uma multa cujo valor pode chegar a cerca de 5000 euros . E a resposta da industria discografica a crescente descida do nivel de vendas de albuns . Em Franca e Inglaterra , o ano transacto foi dos piores a nivel de venda directa de discos em lojas da especialidade . Portugal vai ser , se nao estou em erro , o 15 pais da Uniao Europeia onde tal politica de proibicao de download de musica entrara em vigor . As discograficas portugueses dizem ser as principais vitimas da pirataria informatica .

Nao querendo aqui criticar ninguem ( mas ja criticando ) acho que , e falando apenas do caso portugues , o grande responsavel e o : Estado . O Estado Portugues e como um papao que tudo quer , sem olhar a meios para o conseguir . O imposto de luxo que temos que pagar para adquirir um cd em Portugal leva milhares de portugueses a recorrerem ao download ilegal ( e com razao ) para poderem ouvir as musicas que gostam . Um exemplo : o segundo cd da fadista portuguesa Mariza custa em Portugal - 19.45 , enquanto que num pais como a Holanda , cujo o nivel de vida da maioria da populacao e bastante superior ao da media dos portugueses , custa apenas 9.45 euros , sendo a media europeia - 13.45 euros . O grande problema que o imposto de luxo nao se cinge ao mercado discografico . A venda de filmes tambem tem vindo a ser penalizada muito por culpa do elevado preco dos dvds . Um exemplo - a trilogia " The Lord Of The Rings , Special Edition " custa em Portugal qualquer coisa como 69.90 euros . Num pais como a Inglaterra , cuja capital e conhecida por ser uma das cidades mais caras do Mundo , custa em libras - 39.90 euros .

Quase tudo em Portugal e um luxo . Um televisor e um luxo . Um radio e um luxo . Uma cama e um luxo . Uma casa - algo extremamente importante - e um luxo , visto que temos que pagar uma avultada contribuicao autarquica . Um carro , cada vez mais um meio de trabalho essencial e um luxo enorme . Portugal practica dos precos mais altos a nivel da Europa , ao contrario de paises que os produzem como a Alemanha e a Franca .

O imposto de luxo leva cada vez mais portugueses a atravessarem a fronteira e fazerem compras no pais vizinho onde o IVA esta a 16% ( aqui esta a 21% , menos do que na Alemanha 18% ) . Caso a situacao nao melhore , dez milhoes de portugueses , mais cedo ou mais tarde , passarao a fazer a sua vida diaria em Espanha , onde ate as casas sao mais baratas . Portugal passara a ser uma simples colonia de ferias para turistas abastados .

1 comment:

Vanessa said...

o estado português é um "moneysuga", e nós portugueses somos cada vez mais pobres!