Friday, March 24, 2006

A Room Of One's Own ( well... sort of ! )

E ainda possivel ser-se diferente ? Quando digo "diferente " refiro-me a : tentar nao seguir a regra todas as "regras " impostas pela sociedade . O que e ser diferente ? E ser uma pessoa que prefere nao se guiar pelas novas tendencias da moda ? E ser uma pessoa que ao contrario dos outros , prefere ouvir um genero de musico de musica cujo gosto nao e partilhado mais ninguem ? E andar sempre sozinho ? E nao votar quando os outros votam ?
A resposta e deveras subjectiva . Cabe a cada um de nos achar o que quiser sobre o que e ser diferente . No entanto temos todos que concordar num aspecto : cada vez mais , embora queiramos nao admitir , vivemos numa sociedade cujo principal "desejo " e a uniformizacao de comportamentos . Aqueles que se quiserem excluir dessa "uniformizacao" serao vistos como uns outsiders , que nao respeitam aquilo que e aceite pela maioria , maioria tal que so o aceitou porque lhe foi imposto - pelos meios de comunicacao . A "caixinha magica " , o cinema , a publicidade - tudo formas de possivel controlo . Cabe-nos a nos saber distinguir o que devemos aproveitar e seguir do que devemos por de parte .
A maioria na maior parte das vezes , nao detem a RAZAO - um grande numero de pessoas pode estar de acordo em relacao a uma determinada forma de estar , vestir , mas mesmo assim nao representam um TODO .
Claro que ser diferente tem os sues riscos - por mais que tentemos , a maioria de nos gosta sempre que os outros vejam as coisas sobre o nosso ponto de vista . Faz parte da nossa condicao de seres humanos agirmos dessa maneira . Mas tambem faz parte da nossa condicao de seres humanos , o direito a individualidade - a sermos quem queremos ser , nao pondo de parte aquilo que as pessoas acham de nos , mas sim tentando nao nos regermos pela maioria .
P.S : eu sei que a muito que ca " nao punha os pes " mas como escrevi no primeiro post , este um "filho bastardo " , logo ( infelizmente ) e quase sempre posto para segundo plano . No entanto , como o "outro" se emancipou , uma grande parte dos textos sera afixada aqui . Ate breve ( amanha ! ).

1 comment:

Anonymous said...

a mim uma vez disseram-me que eu tinha necessidade de me "afirmar pela diferença"! haha! eu achei piada. por acaso acho que cada vez mais está na moda ser-se "diferente", logo, acabamos por ser irreversivelmente (sempre) iguais uns aos outros. it's quite funny, actually. observar as pessoas que se na sua diferença padronizada são cópias de cópias mas ainda assim se sentem superiores! ahh, mankind!

-sista