Ao ler um artigo de opinião na revista que acompanha o semanário Expresso, espanto-me com aquilo que foi escrito por uma colunista de renome. Foi talvez um dos mais racistas artigos que alguma vez li, embora a sua autora tenha sido (a meu ver) delicada na escolha de algumas palavras ( poderia ter usado uma linguagem mais "extrema-direita". Quando acabei de ler o artigo , não pude deixar de pensar :" o que fariam os Portugueses ? ".
O que fariam os portugueses caso Portugal fosse o país mais populoso do Mundo ? Não fariam o mesmo que os chineses fazem e cuja práctica parece repugnar a colunista em causa ? Acho que , e tratando-se de Portugueses , em vez de abrirem lojas onde se vendem " quinquilharias" , abririam cafés ou então as famosas Lojas dos 300 - onde podemos encontrar produtos espanhóis , não muito reconhecidos pelo seu bom gosto e qualidade !
Tratando-se de direitos humanos , tenho que admitir que a China não é ( mas também: nunca desejou ser ! ) um exemplo a seguir. No entanto , acho pura hipocrisia mencionar os idosos vitimas de trabalhos forçados , quando em Portugal tais trabalhos ainda são practicados ,e muitas vezes esses tais que se submetem a tamanhas humilhações , emigram e acabam por sofrer o mesmo .
A China é um país fechado ao Mundo ? A nível político acredito que sim , mas devo admitir que caso fosse um país assim tão isolado, não teria apresentado uma candidatura para a organização dos jogos olímpicos de 2008. Um país fechado ao Mundo onde o Instituto Cervantes ( esse que consegue ser tudo aquilo que o Instituto Camões não consegue ) acaba de abrir uma nova e gigantesca "sucursal".
Trabalho infantil ? Não o há no Norte de Portugal ?